Pesquisa divulgada pela empresa JetBrains revela tendências e o que pensam os desenvolvedores em 2020.

A JetBrains é uma renomada empresa no mercado de desenvolvimento de software que conta com as mais diversas IDEs de desenvolvimento para inúmeras linguagens. sendo para o PHP, o PHP Storm.

Anualmente a JetBrains realiza diversas pesquisas e uma delas é focada em todo o seu público e leva o título de “The State of Developer Ecosystem 2020” ou “O estágio do Ecossistema de Desenvolvimento em 2020”.

Esta pesquisa pode ser acessada através desta página e abaixo destacaremos alguns aspectos relevantes do nosso ponto de vista:

HTML+CSS e Javascript são de conhecimento geral

Isso não era realidade anos atrás e por isso este detalhe mostra que o mercado mudou mesmo e se converteu para o desenvolvimento web com recursos da web.

Webdev: Backend e Frontend em primeiro lugar

69% entregam backend para web enquanto 57% entregam frontend para web. Desktop fica com 35% sendo alcançados de perto já por mobile com 32%.

SQL

Depois de Javascript e HTML+CSS o nosso tão querido SQL é o terceiro da lista em relação ao conhecimento de linguagem. E lógico que nada disso é novidade, apenas uma evidência a confirmar a maturidade e grande adoção dos bancos de dados relacionais.

Flutter

React Native apesar de primeiro com 42% de adoção, Flutter já encosta com 39% e provavelmente na próxima pesquisa ultrapassará se firmando como a principal plataforma de desenvolvimento mobile em 2020/2021 deixando de ser novidade para realidade.

A linguagem PHP aparece empatada com a linguagem C++ no que diz respeito a conhecimento mas quando perguntado sobre a linguagem principal o PHP fica atrás somente de SQL, HTML/CSS, Python, Java e Javascript se mantendo ali nos Top Five de linguagem.

Os desenvolvedores PHP também responderam a perguntas específicas nesta pesquisa e seguem algumas observações importantes:

var_dump não é debugger

Apesar dos pesares apenas 35% usam debuggers como XDebug, Zend Debug ou phpdbg. Isso mostra que o simples e cômodo var_dump($var); exit; ainda é o jeito que grande parte de devs #php usam para entender o código.

Docker próximo a 50%

O uso de Docker ou ambiente com container já representa quase a metade dos entrevistados demonstrando que este conhecimento é essencial para todas as equipes de desenvolvimento.

php-fpm quase 3x mais usado que mod_php

O mod_php suportado pelo Apache já é usado somente por 23% comprado ao php-fpm que tem serviço próprio e roda por baixo como já é feito eventualmente com nodejs.

Laravel é o framework mais adotado pelos entrevistados

Não é surpresa que este framework continue sua tendência de crescimento uma vez que os frameworks mais antigos estão passando por grandes transformações e com menos visibilidade.

84% ainda não usam ou não sabem sobre frameworks assíncronos de PHP

7% dos entrevistados já usaram Swoole e ReactPHP como opção de desenvolvimento assíncrono e este número deveria estar maior já e acreditamos que tende a crescer em virtude da necessidade desta abordagem.

56% ainda não usam nenhuma ferramenta estática para analisar qualidade

PHP Code_Sniffer, PHP Mess Detector, PHP Stan não são conhecidos ou utilizados por 56%  dos entrevistados. Pela facilidade e simplicidade de adoção este número assusta mas mais importante que o número será a evolução ou não dele.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like