Este Roadmap funciona como um guia para papeis importantes do desenvolvimento web

3 Trilhas e muitos conhecimentos em comum em um Roadmap muito bem escrito

O autor deste Roadmap se chama Kamran Ahmed e desenvolveu o mindmap segundo ele com o seguinte objetivo:

Dar a você uma ideia sobre o retrato atual e orientá-lo caso esteja confuso sobre o que aprender a seguir, e não encorajá-lo a escolher o que é moderno. Você deve compreender melhor por que uma ferramenta seria mais adequada para alguns casos do que a outra e lembre-se de que “moderno” nunca significa o mais adequado para o trabalho.

Ainda segundo o autor “estes roteiros abrangem tudo o que há para aprender sobre os caminhos listados abaixo (frontend, backend, devops) e não se sinta sobrecarregado, você não precisa aprender tudo no começo se estiver apenas começando”.


A excelente sacada deste roadmap é que mesmo tendo 3 escolhas específicas e até distintas digamos assim para seguir, com o checklist e aprofundamento dos estudos, alguns conhecimentos são pertinentes aos três.

E é aí que as coisas começam a ficar interessantes! Veja a imagem:

Desta lista, separamos 4 que fazemos questão de colocar em nossos programas de formação:

Git e Controle de Versão

Nenhum código ou equipe vivem hoje em dia sem controle de versão. O Git se tornou o padrão de mercado. Saber dominar estes comandos, seus recursos bem como as ferramentas disponíveis que apoiam eles é fundamental. Além disso, dinãmicas de projetos e equipes que usam Git são fundamentais para obter experiência com: branchs, conflitos, merge, o que adicionar e o que não adicionar, o que ignorar, etc.

Comandos Básicos do Terminal

A maioria das ferramentas e grandes projetos atualmente contam com alguns facilitadores pela linha de comando. É inevitável e não há mais nenhum motivo para isso assustar os desenvolvedores. Por isso, o primeiro passo deve ser por um bom e velho terminal Linux com comandos de sistema operacional que todos já conhecem mas muitas vezes apenas pelas interfaces ou next/next.

Github

O Github e outras ferramentas como Bitbucket ou GitLab deixaram de ser apenas uma interface de controle de versão e passaram a ser um recurso das organizações para controlar projetos. Como o código está ali, é dali que podem partir diversas coisas legais como sistemas de monitoramento, scanners de qualidade do código e segurança, atualização de homologação, codereview e muito mais.

HTTP/HTTPS e APIs

APIs são uma interface de comunicação entre programas. Hoje vamos além, é uma interface de comunicação entre equipes que escrevem programas. Conhecer o protocolo que dá origem às APIs bem como o funcionamento delas dará todo suporte e autonomia para frontends, backends e devops atuarem de maneira ativa agregando valor nas entregas e de maneira fluída.

E eu deixaria uma anotação especial a um dos conhecimentos que mais tem faltado na base de muitos desenvolvedores web principalmente (e gosto de me incluir aqui também) que são os Design Patterns.


Tem um vídeo do Fábio Akita do canal Akitando (se ainda não é inscrito não perca tempo e se inscreva!!!) que ele faz uma excelente análise de todo este cenário dos iniciantes e inclusive aborda este Roadmap. Particularmente gosto muito deste vídeo e recomendo que todo iniciante assista:

Front-end, Back-end e DevOps

Especificando melhor agora as áreas de atuação, o Roadmap dá uma ideia bem legal de conhecimentos ou habilidades ou até mesmo experiências que todo dev deveria possuir.

Frontend

Para nós você é  quem dará vida à interfaces e experiência de nossos negócios.

Backend

Para nós você quase não aparece mas todos os times dependem de você

DevOps

Para nós grandes poderes e grandes responsabilidades são o que te torna respeitado.

4 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like