A linguagem PHP acaba de ser adicionada ao serviço FaaS (Function as a Service) do Google
PHP agora merecidamente faz companhia a outras 6 linguagens que suportam o produto.
O Google escreveu o artigo introdutório no dia 23 de abril de 2021 e você pode encontrar a documentação completa nesta link: Introducing PHP on Cloud Functions.
Functions Framework for PHP
O Google teve de criar um framework (link para github) para estabelecer a forma de se criar estas funções mas em uma avaliação preliminar não verificamos nada muito estranho ao que já é usado em outros casos para portar estes recursos.
Aliás, você já deve estar acostumado ao composer então não tem segredo nenhum.
Escrevendo funções para…
A princípio, dois casos de uso clássicos:
- Eventos Http: aqueles disparados mediante um “evento” de acesso a uma rota
- Eventos Internos Google Cloud: ou mais conhecido como Cloud Events onde você poderá escutar eventos como “novo arquivo no storage”, por exemplo, e disparar uma função a partir deste evento – e com informações dele.
No primeiro caso o Google usou a própria interface PSR de HTTP para Request e Response e isso ficou bem interessante, óbvio, mas legal de se notar em uma gigante adotando o padrão da comunidade.
E na Amazon AWS Lambda?
Bom, na Amazon ainda não temos diretamente suporte mas temos o Bref que suporta nossos apps em PHP usando Cloud Formation e Lambda e funciona bacana!
Falamos aqui do Bref recentemente.
Tomara que agora a resposta da Amazon venha com o suporte nativo também para não ficar atrás do Google e fortalecer ainda mais o PHP que está com muita força agora em sua versão 8.